Tatuamunha e Laje – dois paraísos, um só lugar!

A famosa Rota Ecológica dos Milagres, disposta no litoral norte alagoano, possui nove lindas praias de um azul que SÓ neste estado é possível encontrar. É bem provável que você já tenha escutado ou visto algo sobre as mais conhecidas desta Rota: Praia do Patacho e São Miguel dos Milagres. Não temos objeções quanto a essas belezuras, que também terão post por aqui em breve, mas a gente precisa dividir com você outras duas charmosas que são tão vazias quanto lindas: Laje e Tatuamunha. Os nomes são menos conhecidos e longe dos holofotes que possuem as duas primeiras famosas que mencionamos, mas não deixam nadinha a desejar. São praias vizinhas, desertas e com pousadas charmosíssimas para ninguém botar defeito. Estivemos em Laje em 2019 e em Tatuamunha em 2020 – porque a região é daqueles xodós que não rola ir uma vez só. A ideia é mesmo sair da correria e imergir em uma vibe super sossegada. Pode esquecer as badalações. Aqui é calmaria e vida mansa!

Hoje vamos passar algumas dicas da região e te apresentar duas pousadinhas maravilhosas que conhecemos. Você vai perceber que elas tem pegadas bem diferentes e que dão a oportunidade de viver experiências singulares estando no mesmo lugar. Simbora?!

Praia da Laje

Essa linda praia de águas quentes e cristalinas que fica no município de Porto de Pedras poderia facilmente ser lotada e cheia de turistas. Mas não, não é. Essa foto foi feita em dezembro/2019, período de alta temporada, e não havia uma viva alma turística para contar história. A praia era, literalmente, nossa. Raramente passava algum local cruzando a praia. Pessoas sentadinhas na areia e barracas de praia? Nem pensar. É mesmo uma delícia de sol, sal, mar e calmaria. A junção que a gente ama! E quem não ama, né?
Para chegar até ela, existem duas possibilidades principais: vindo de Recife ou vindo de Alagoas. Se liga no mapa:

Existe a opção de passar pela balsa de Porto de Pedras, que é uma rota mais turística, indo pelo litoral. Nem sempre os responsáveis pela travessia estão por lá a postos para te receber, por isso anota aí o número que a gente pegou, assim você não fica lá esperando à toa (além do risco, né?) 82 – 99381-8618. A estrada é boa, mas não é duplicada, o que exige uma atenção e cuidado especiais do condutor. Não tivemos qualquer problema para chegar, a população da pequena cidade de Porto de Pedras foi muito solícita e receptiva em todos os aspectos. O que precisamos te alertar é sobre o pequeno trecho de terra para chegar até as pousadas. Como qualquer estrada de terra, se chover muito, pode dificultar o acesso.
Vale uma ligadinha prévia para a pousada que você for se hospedar só para saber se este trecho está sequinho.

Para completar a maravilha de estar praticamente em uma praia deserta, ainda nos hospedamos na pousada Bahay Tatu (bahay significa casa em Filipino), que tem uma proposta bem diferente de uma pousada “normal”. São sete LINDAS casas conceito, todas possuem um nome bem peculiar, que depois descobrimos ser o nome dos sete cachorrinhos do dono (mas eles não moram por lá, tá? hahaha). A ideia é que você sinta-se em casa! Cada residência tem cozinha totalmente equipada, TV (até filiminho assistimos), mesa, sofá … incrível, né? Ah, e mais, algumas delas tem uma pequena piscininha na varanda.
O site oficial deles é o http://bahaytatu.com.br/ e nosso contato foi com o Michael, que é maravilhoso e super prestativo!
Um detalhe, apesar de os cachorrinhos que dão nome às casas não estarem lá, a pousada é pet friendly!

Praia de Tatuamunha

A praia é assim chamada por causa do Rio Tatuamunha que corta a região e encontra-se com o mar. Já viu, né? Só lindeza! Agora olha a distância dela para a Praia da Laje:

Tatuamunha -> Laje

Isso mesmo, são vizinhas! A praia é tão calma quanto a da Laje, mas possui algumas singularidades. Por causa do encontro do rio com o mar, suas águas, a depender da maré, podem apresentar-se mais escuras, como nas fotos abaixo. Não é constante e não tira nem um pouco a beleza do local. Por causa desse encontro, as paisagens dos mangues e da mata atlântica formam um cenário perfeito para trilhas e passeios de fim de tarde.

Uma dica imperdível aqui é o pôr do sol próximo à pontezinha do Rio Tatuamunha. Um verdadeiro espetáculo da natureza!
A dica aqui é levar repelente para assistir o show sem ser incomodado. hahaha

Nesta praia nos hospedamos na novíssima Pousada Tatuá. Muito fofa e intimista, a pousada possui apenas 5 quartos, todos com piscina privativa, e um cardápio cheio de delícias que não te deixarão sair de lá!

É possível ir da pousada para o pôr do sol com as bicicletas disponibilizadas pelo estabelecimento!

Agora que esse paraíso já não é tão escondido assim, que tal desbravá-lo com a gente?

Contato:
– Instagram https://www.instagram.com/pousadatatua/?hl=pt-br
– WhatsApp: +558298717-8016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.