Sabambugi – os bambus de Sagi
![](https://whatsmygate.com.br/wp-content/uploads/2021/01/IMG_0481-768x1024.jpg)
Sagi é uma pequena praia do estado do Rio Grande do Norte, fica a 105 km de Natal, e é um verdadeiro paraíso pouco explorado. Diferente da “vizinha” mais famosa – Pipa – Sagi não possui ruas e comércios próprios para o turismo. É realmente uma pequena vila vivendo da pesca e do “turismo” local. Pequenininho e charmoso, este povoado te convida para momentos de paz e descanso. Esqueça badalações! A região é pacata e preservada (um achado, né?) do jeitinho que a gente ama. Porém, precisamos relatar um probleminha que está rolando por lá, inclusive reforçado pelos locais. É o seguinte, uma enxurrada de veículos 4×4 usa a areia como BR para fazer a travessia para a Paraíba ou vice-versa. Realmente é muito esquisito estar no meio de uma praia deserta e passar uma carreata de Trollers e afins, mudando todo o cenário local e colocando em risco a vida de quem está curtindo a areia tranquilamente. A gente presenciou umas duas vezes enquanto estávamos lá eles passando em comboio e é bem esquisito mesmo, não combina em nada com o local. Esperamos que as autoridades competentes possam intervir e este “trânsito” seja proibido. Fora isso, nadinha a reclamar! Silêncio, quietude e uma deliciosa pousada fizeram do nosso final de semana uma verdadeira imersão na paz.
Pousada Sabambugi
Essa pousada foi um achado daqueles para ninguém colocar defeito! Ela fica em uma posição super privilegiada (tem uma escadaria para chegar até ela) e tem apenas DOIS quartos disponíveis. Isso mesmo, dois quartos! Os donos, Liberato e Rand, intitularam as instalações com os nomes de suas cidades de origem – suítes Minas e Maine, respectivamente.
O local consegue ser ainda mais reservado do que a praia. O wifi não funciona nos quartos e para ter acesso à rede é preciso subir até a área da sede, onde é servido o café da manhã.
No quarto a gente se surpreende com uma estrutura de Bambu daquelas que costumeiramente a gente só vê em fotos de hospedagens em Bali. Em conversa com o anfitrião Liberato, ele nos informou sobre todo cuidado do projeto tanto na parte estrutural quando na parte de finalização da decoração, com muitos itens produzidos por eles manualmente ao longo de anos. Demais, né?!
Da sacada das duas suítes é possível ver o encontro do rio Sagi com o oceano atlântico, um cenário bem singular para sair da rotina e relaxar olhando e escutando a natureza. Cercado de Mata Atlântica preservada, com vista panorâmica, o refúgio proporciona completa privacidade.
O banheiro é bem peculiar! É possível abrir as janelas e curtir a natureza enquanto faz o número 1 ou 2 hahahaha! A gente fingiu que estava meditando por que, né? hahaha Já a parte do banho tem a opção de banho com água natural reservada da chuva e de chuveiro convencional. A natural infelizmente não estava disponível quando estivemos por lá!
![](https://whatsmygate.com.br/wp-content/uploads/2021/01/image-2.png)
Rio Guajú
A apenas três quilômetros da vila, uma corrida ou uma leve caminhada te levará para a divisa com a Paraíba, por uma paisagem de dunas brancas e manguezais intactos repletos de caranguejos. Durante toda a semana, canoeiros levam turistas rio acima para explorar a região e para o banho de argila local com propriedades terapêuticas comprovadas. A nossa dica é do guia mais famoso nesse passeio: o bigode! É fácil achá-lo na região, ele está sempre perambulando pelos restaurantes que ficam na beira do rio. O passeio custou R$ 25,00 por pessoa e durou, em média 40 minutos.
Importante!
- Uma dica valiosa é levar dinheiro! O local é bem pequeno e nem sempre haverá a possibilidade de sacar com facilidade, tá?! Os locais, em sua maioria, aceitam cartão, mas não é bom contar com a sorte, já que sinal de internet volta e meia apresenta falhas.
- O café da manhã tem um estilo mineiro (pães, bolo, pão de queijo, geleias e queijos mineiros), frutas, vitamina, granola com coalhada, café e cappuccino, e é tudo caseiro preparado por Liberato e servido em hora marcada por causa do COVID-19. É importante que você relate antes se tem alguma restrição alimentar e/ou preferência que possa ser atendida. A gente se entregou e recebeu de braços abertos tudo que nos foi oferecido e AMAMOS. Um café delicioso e cheio de carinho na preparação.
- As acomodações não são apropriadas para crianças ou pessoas com deficiência física porque o acesso, como a gente comentou, é feito por escadas e tem uma certa altura. O estilo da pousada é romântico e rústico e por isso atrai majoritariamente casais.
- Ficamos com a suíte Minas, que é a de baixo, e escutamos barulhos de pessoas caminhando vindo da suíte de cima. Não sabemos se é algo recorrente ou se o casal que estava em cima não tinha muita noção. hahahaha Vai saber, né?!
Agora aproveita essas dicas e não deixa de ir para esse paraíso nordestino! Experimentamos dias de paz e aconchego, e desejamos que você também sinta essa conexão maravilhosa com a natureza.
![](https://whatsmygate.com.br/wp-content/uploads/2021/01/image.png)