Buenos Aires – desbravando a capital dos hermanos!
![](https://whatsmygate.com.br/wp-content/uploads/2021/03/IMG-6835-1024x768.jpg)
A Argentina é um dos primeiros destinos internacionais para a maioria dos brasileiros porque o acesso é fácil e os preços mais acessíveis. Para mim não foi bem assim, mas para o meu pai foi! O que fez dessa viagem ser ainda mais especial com a presença dele e da minha mãe, me acompanhando e me fazendo sentir em casa mesmo a tantos quilômetros de distância.
A encantadora cidade de Buenos Aires é uma mistura de história e de modernidade. É uma cidade muito turística e atrai visitantes do mundo inteiro. Existem várias opções de passeio e por isso não deixe de se programar com antecedência, principalmente se não tiver muitos dias para aproveitá-la.
A moeda oficial da Argentina é o peso argentino. Em Buenos Aires o câmbio pode ser feito nos aeroportos, nos bancos e no próprio comercio local também é fácil de se encontrar casas de câmbio. Existe um câmbio paralelo com valores bem atrativos para a troca de moedas, porém o risco de fraudes e de você acabar perdendo dinheiro também é alto. Aconselhamos sempre que o câmbio seja feito de forma legal e segura.
A capital argentina é uma grande cidade e possui dois aeroportos principais: o Aeroparque Jorge Newbery que fica bem próximo aos principais bairros da cidade e o Aeroporto Internacional de Ezeiza que é maior e recebe a maioria dos voos internacionais. Saindo do Brasil, você pode desembarcar em ambos os aeroportos. Em geral, os voos para Ezeiza são mais em conta, mas é sempre bom contabilizar os gastos de deslocamento para o hotel e o tempo de viagem.
Chegamos sábado à noite pelo aeroporto Ezeiza e optamos por pegar um táxi de companhias instaladas ali mesmo. Existe também a opção de se pegar transporte público e vans, o que leva mais tempo para chegar ao seu destino, mas dependendo da sua disponibilidade pode ser compensador.
O que fazer?
Feira de San Telmo
Nossa primeira parada foi a feira de San Telmo que ocorre apenas aos domingos ao longo da Calle Defensa. É uma feira de antiguidades que conta muito sobre a cultura e a história da cidade. Vale a pena ir com tempo e calma para apreciar os artigos expostos, observar os artistas nas ruas e conhecer um pouco da culinária local.
Puerto Madero
Em seguida fomos andando até o Puerto Madero. É uma boa caminhada, mas só de andar pelas ruas da cidade já é um passeio a mais. Adoramos!
O Puerto Madero é uma das regiões mais valorizadas de Buenos Aires, onde podemos encontrar cafés, restaurantes, hotéis luxuosos, prédios comerciais, residenciais e um agradável e extenso calçadão para um passeio a pé. Antes este bairro era uma área essencialmente portuária e após sua revitalização, a partir de 1990, tornou-se mais valorizado, badalado e turístico.
Cemitério da Recoleta
No dia seguinte fomos ao cemitério da Recoleta. Parece um passeio estranho e incomum, porém vale a pena a visita. É um dos mausoléus mais visitados do mundo e onde foram sepultadas diversas personalidades da Argentina. Nós nos sentimos em um museu a céu aberto à procura de túmulos de pessoas famosas e de suas histórias. Impossível não se impressionar com a beleza e pela magnitude de algumas sepulturas. E o melhor: entrada free!
Fora do muro que cerca o cemitério, fazendo uma caminhada rápida, você vai sentir o ambiente tipicamente argentino. Há sempre artistas apresentando Tango. Alguns dançam lindamente, outros nem tanto. Inclusive, muitos te chamam para ensinar uns passinhos básicos (mas, lógico, cobram por isso. Não comece antes de acordar um valor). E claro, nos arriscamos um pouquinho!
No dia seguinte fomos até a Praça de Maio ver a famosa sede da presidência do governo da Argentina, a Casa Rosada. Ela tem esse nome devido a sua cor rosa. Nessa praça também se encontra o Banco da Nação Argentina e a Catedral Metropolitana de Buenos Aires.
Bairro La Boca
Seguimos então para um bairro um pouco mais distante (Bairro La Boca) à procura das famosas casas coloridas, que dão todo charme à rua do Caminito, nome dado em homenagem ao Tango Caminito. Como sempre, repleta de artistas de rua. Antigamente, também não era uma região turística. Foi revitalizada por residentes (a maioria eram imigrantes) e artistas locais quando decidiram pintar suas paredes de cores vivas e diversas formando lindos painéis coloridos.
E para quem gosta de futebol, logo pertinho do Caminito, está localizado o estádio La Bombonera, pertencente ao famoso time argentino Boca Juniors, onde você pode fazer um tour e visitar o museu que conta a história do clube e dos principais jogadores que passaram por ali.
![](https://whatsmygate.com.br/wp-content/uploads/2021/03/La-Bombonera-768x1024.jpg)
Fomos alertadas sobre a segurança do local e sobre evitar andar por ruas mais desertas. Não tivemos nenhum imprevisto, mas é sempre bom nos mantermos em alerta.
Teatro Colón e Livraria El Ateneo
Para quem gosta de teatros e de óperas indicamos o Teatro Colón que é um dos mais famosos do mundo por sua acústica. Além disso, sua arquitetura também impressiona pela beleza e requinte. Fizemos a visita guiada ao local e pudemos conhecer todo o espaço com explicações de cada detalhe do lugar que é ainda mais lindo do que imaginávamos. Nossa sensação foi de estar dentro de um palácio. Por nossa sorte, no momento da visita guiada estava tendo um ensaio de artistas que impressionaram sem muito esforço. Ao terminar a visita fomos direto comprar nossos ingressos ansiosos para a apresentação.
![](https://whatsmygate.com.br/wp-content/uploads/2021/03/IMG-6836-1024x768.jpg)
A alguns quarteirões dali, está a livraria El Ateneo, onde antigamente foi o teatro Grand Splendid. Hoje, além de livraria, o local é uma atração turística, pois manteve muito do seu espaço original. Do palco, onde hoje funciona um café, ao teto da cúpula em que se pode observar um lindo afresco pintado na época da construção do teatro. Com certeza a livraria mais linda que já entramos.
![](https://whatsmygate.com.br/wp-content/uploads/2021/03/ateneo-1-1024x503.png)
Decidimos deixar fora do nosso roteiro um espetáculo de Tango. Mas para nossa surpresa ao visitar o café Tortoni, tradicional estabelecimento de encontro de artistas da cidade, nos ofereceram um ingresso para uma apresentação de tango no subsolo do local onde há um pequeno teatro. Não foi um grande espetáculo, mas pudemos conhecer mais o tango local e nos divertir mesmo assim. Na próxima vez que voltarmos à Buenos Aires, um espetáculo de tango será o primeiro da lista de nosso roteiro.
Hospedagem
Hotel Pulitzer
Nós nos hospedamos no Hotel Pulitzer que fica no bairro Retiro, próximo a diversas atrações turísticas. Fomos muito bem recebidas e o café da manhã é bem variado, cheio de delícias e fica em um ambiente do hotel muito agradável.
Endereço e Contato: Maipu 907, 1006 Buenos Aires, Argentina – (+54) 11 4316 0800
Interessante, descrever trajetória de simples e eficaz, amei.