Atacama – um deserto nada comum!

O destino de hoje é quase nosso vizinho: o Chile. Com mais de 18 milhões de habitantes, o país é um dos queridinhos dos brasileiros, tanto pelas belezas naturais, quanto pela facilidade de viajar para lá – não é preciso passaporte para entrar no país. Exatamente, apenas com o RG em mãos podemos entrar num dos países mais visitados da América do Sul, com destinos como a Cordilheira dos Andes ou Viña del Mar. Hoje vamos explorar uma das mais famosas regiões do país, o Atacama, que só perde para a Patagônia e para a Ilha de Páscoa em número de visitantes. Localizado no norte do Chile, tem cerca de 1000km de extensão e é rodeado por cadeias de montanhas, como a Cordilheira dos Andes, que fica à Oeste.


É o deserto mais antigo, mais alto e mais árido do mundo, por isso o ar também é muito seco o ano inteiro (importante manter os lábios hidratados e beber bastante água – engarrafada). A maior parte do deserto é composta por um terreno pedregoso e areia, mas também encontramos dunas, salinas, vulcões, montanhas, gêiseres, lagoas coloridas, cânions de águas transparentes e grandes vales. Possui uma geografia bastante diversificada com terrenos que vão desde o nível do mar até a quase 7 mil metros de altitude, como no vulcão Ojos del Salado.  Loucura, né? Pode esquecer aquela visão do Saara que surge na sua cabeça todas as vezes que escuta a palavra deserto. hahaha

As temperaturas médias anuais por lá são amenas, entre 17ºC e 25ºC. Mas não se engane, é importante preparar as malas tanto como se fosse verão quanto inverno. As temperaturas entre o dia e a noite podem variar entre os 0ºC e os 40ºC. Novembro e Dezembro são os meses mais quentes. Não esqueça do protetor solar e de algum chapéu. Janeiro e Fevereiro são os meses menos secos, o que não significa que tenha mais probabilidade de chuva, pois devido à altitude geralmente as correntes marítimas não chegam na região.

O clima é seco e nossos narizes e pele sentiram muito. Vacilamos um pouco com o cuidado com o corpo, acabamos com as pernas rachadas e uma secura que nunca vimos igual. Leva vasenol, bepantol, óleo de coco, enfim, o que você tiver para hidratar. Bebe muita água e não bebe muito álcool porque lá pega mais rápido. hahaha
Não esquece:
❤ Vasenol,
❤ Hidratante e
❤ muuuita água.

Passeios

No Atacama você pode fazer passeio todo dia. Achamos tudo que fizemos lindo e especial, seria difícil escolher apenas um porque, apesar de ser no mesmo “lugar”, são cenários totalmente diferentes. Os passeios, em geral, são frios porque tem MUITO vento. A empresa que fizemos a maioria deles foi a Atakama Cultura e Aventura. Um dia eles confundiram nosso passeio, mas foi bem tranquilo resolver. Enviaram um carro particular e curtimos o passeio privativo (yeeeey!). Uma amiga nossa perdeu o celular na van e eles nos devolveram no dia seguinte. Foi tudo tranquilo! É a melhor agência e mais completa? Não. O que a gente percebeu foi que existem inúmeras e que os preços praticados são bem parecidos – exceto pela Ayllu, uma agência de brasileiros com requintes de luxo. Então, a dica aqui é pesquisar, trocar e-mail e talvez até fechar somente por lá, quando você poderá sentir de perto a qualidade. O único passeio que não rola deixar para reservar lá é o Tour Astronômico, porque é super específico e já é bom ir com ele reservado. Sites como tripadvisor também foram uma mão na roda na hora da escolha. Agora anota aí os principais passeios:

Lagunas de San Pedro de Atacama: lagoas com índice de salinidade tão alto que dificilmente as pessoas afundam, como acontece no Mar Morto.

Mas nem todas são próprias para banho, na época em que estivemos a recomendada era a Laguna de Piedra, com águas cristalinas. A Laguna Cejar e as Lagunas Altiplânicas são apenas para admirar a paisagem. 

Termas de Puritama: piscinas naturais que ficam a cerca de 3500 metros de altitude com águas termais entre os 25ºC e os 30ºC com propriedades terapêuticas. 

Reserva Nacional Las Flamencos: local onde encontramos o Vale da Lua, é composta por lagoas e espelhos de sal onde podemos avistar flamingos andinos e chilenos e diversas aves marinhas e águias. O Vale da Lua fica a alguns quilômetros de distância de San Pedro, tem formações em pedra e areia moldadas em séculos de erosão pelo vento e água. Tem diversas tonalidades de cor e já foi muito usado para locações de filmes. Há excursões à tarde para o Vale da Lua, com duração de cerca de 5h, que geralmente incluem uma visita a uma mina de sal, a um coliseu, e ao Vale da Morte, terminando com o pôr do sol. Este vale fica a uma distância à pé de San Pedro ou pode-se ir de bicicleta e é bastante famoso pelo pôr do sol único. 


Gêiseres: nascentes termais que jorram água e vapor para o alto. Os mais famosos são os Geysers del Tatio, com jatos em temperaturas de cerca de 85ºC que podem subir mais de 7m de altura e estão a mais de 4000 metros acima do nível do mar. Há excursões que incluem visita a este gêiser e a outras lagoas de águas termais.


Vulcões: Na região do deserto encontramos diversos vulcões com altitudes acima dos 5 mil metros que, inclusive, podem ser visitados em sua maioria. Os mais famosos são Lascar, Sairecabur, Licancabur e o Putana. Há inclusive lendas de que os vulcões surgiram de desafetos amorosos entre os mesmos.

O tour astronômico fizemos com a Space porque ele foi super recomendada. Esse passeio  reservamos daqui porque ele é bem limitado e depende das condições climáticas. Pode acontecer também de você reservar e o passeio não rolar, infelizmente. Recomendamos que você não deixe ele de fora! Foi o céu mais lindo que já vimos na vida! 
https://www.spaceobs.com/en

Roupas

Como a gente já mencionou lá em cima, é importante levar roupas que te agasalhem bem. Mesmo com as variações de temperatura uma coisa é certa: o vento segue firme e forte. Isso é o que incomoda mais! Então, se você tiver, leva casaco corta vento porque ajuda bastante! Nos pés usamos bota o tempo todo. Os únicos passeios que relaxamos e conseguimos usar roupas mais leves foi o Termas Puritama e a Laguna Cejar. Nestes estávamos de biquíni, mas ainda assim levamos um casaco mais leve para o retorno.

Translado

Há vários povoados e cidades na região, mas a mais famosa e acessível é San Pedro de Atacama, com cerca de 5.000 habitantes. A cidade fica perto das fronteiras da Argentina e da Bolívia e é considerada a Capital Arqueológica do Chile. 
Para visitar o local, a melhor opção é reservar pacotes que incluem o Atacama em conjunto com Santiago ou até mesmo adquirir excursões no país, caso queira fazer uma viagem com dois destinos. Caso pretenda conhecer apenas o deserto, consegue-se encontrar empresas que fazem o roteiro. O aeroporto mais próximo é o de Calama, que fica a uma hora de San Pedro. Voos internacionais para o deserto fazem conexão em Santiago. 
Outra opção, mais radical, é fazer o percurso desde Sucre, na Bolívia, em carros 4×4, passando por quilômetros de deserto e de paisagens estonteantes. Não se recomenda ir por conta própria devido a ser um lugar com acessos remotos e com pouca cobertura de rede. E transportes públicos não são dos melhores e mais acessíveis. 
Agendamos do Brasil com a empresa PAMPA que nos pegou no Aeroporto de Calama e nos deixou na Pousada. Chegando em San Pedro você transitará tranquilamente à pé. Os passeios são, normalmente, mais afastados, mas as agências já incluem o translado no pacote.
http://www.transferpampa.cl/

Dinheiro e Comida

Nós levamos dólar por precaução, mas sacamos lá também alguns pesos. É tranquilo fazer saque, porém você deve ficar atento, porque qualquer problema nos caixas pode te deixar em apuros. Por isso recomendamos fortemente que você tenha um dinheiro em mãos para qualquer emergência. A cidadezinha é muito simples, a Caracoles que é a rua principal tem chão de terra e é tudo bem rústico. Perambular por lá é um delícia. Você vai se deparar com locais pequenos que apresentam o cardápio na porta com as ofertas do dia. A gente se jogou sem muitas pesquisas. Sentimos o clima e entramos. Deu certo! Come-se por um preço justo comidas que aqui no Brasil pagamos preços altos. Vale o tour gastronômico.

Curiosidades da região:

❤ Tem um dos céus mais estrelados do mundo e é possível encontrar vários observatórios astronômicos na região, como o Paranal, o La Silla e o Llano de Chajnantor. Vários países europeus e também outros como Canadá, Japão e Estados Unidos investem em projetos de pesquisa astronômica junto com o Chile na região. O observatório ALMA é uma parceria entre vários países e tem visitas guiadas gratuitas.

❤ Apesar de ser um deserto, dependendo da região, em situações raríssimas é possível nevar. O que dizem significar sorte presenciar algo tão incomum que nem todos os turistas conseguem, mas com mais probabilidades no inverno. O Atacama também foi e é referência mundial em minério. Foi o precursor do minério de nitrato de sódio e atualmente podemos encontrar em toda a região antigas minas e cidades abandonadas ou até mesmo soterradas que viviam da atividade. Ainda hoje é responsável pelo fornecimento de um terço de todo o cobre do mundo, mas também há mineração de ouro, ferro e prata. Essas atividades até hoje geram bastante controvérsias no país. 

❤ O Deserto de Atacama é utilizado pela NASA para testar alguns rovers enviados para Marte, devido à semelhança do deserto com o planeta vermelho, principalmente pelo clima, umidade e terreno. A NASA busca compreender também como alguns micro-organismos existentes no deserto conseguem sobreviver em condições tão difíceis, o que seria importante para toda a Humanidade, devido ao aquecimento global. 

❤ O uso de coca é permitido na região. Mas calma, trata-se da folha de coca que inclusive é bastante consumida como chá ou mastigada e ajuda os turistas a diminuírem os enjoos causados pela altitude da região. Outra planta com efeitos semelhantes é a Chachacoma. Ambas são vendidas nos comércios locais. 

❤ As mais antigas múmias já encontradas, datadas de 7020 a.C., são do Atacama. São múmias dos povos Chinchorros e são quatro milênios mais antigas do que as egípcias. Devido à pouca umidade da região, essa civilização conseguiu preservar facilmente os corpos. Em janeiro de 2017, uma múmia foi encontrada caída no meio da rua após um deslizamento. Vários arqueólogos foram convocados na época para estudar o local e as relíquias encontradas. 

❤ Leis estranhas: Diversos mochileiros, viajantes e comunidades hippies migraram para o Atacama nos anos 70 e 80 para fugir das grandes metrópoles. E a quantidade de festas começou a incomodar a comunidade local, que a partir de então proibiu poder dançar. Na verdade, foram proibidos inicialmente o funcionamento de discotecas e bares com dança. Atualmente nenhum bar ou restaurante pode permitir que os clientes dancem, inclusive há fiscalização e aplicação de multas para os que descumprirem as regras. Outra regra curiosa na cidade é que não se pode consumir bebidas alcoólicas sem o acompanhamento de alguma refeição, inclusive alguns bares para “darem um jeitinho” de ultrapassar essa proibição deixam pratos sujos para simular que o cliente tenha comido algo.

❤ Felicidade no ar: O Atacama tem uma das maiores reservas de lítio do mundo, e por esse motivo, algumas pessoas acreditam numa lenda de que quem visita a região sente-se muito bem, feliz e disposto. O lítio é usado em remédios para depressão e bipolaridade, o que faz muita gente acreditar na tal lenda da região e seus benefícios naturais. 

❤ Em geral as coisas não são caras, somente souvenir que descobrimos que era “caro” porque quando chegamos na Bolívia encontramos pela metade do preço. O centrinho do Atacama é bem pequeno e com cara de interior. É muito legal, amamos perambular por lá.  Se você for passar por Bolívia ou Peru, vale a pena não comprar tantas lembrancinhas no Atacama porque nos outros países as coisas são mais baratas e MUITO parecidas.

❤ Na região de San Pedro de Atacama, encontram-se algumas ruínas do que já foram povoamentos antigos, assim como também podemos encontrar meteoritos e alguns túmulos antigos bastante pitorescos.

É isso, gente! Depois compartilha as suas experiências também! Vamos adorar saber! Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.